A descoberta do Buda – O ensinamento simples

Sutra: Dirija-se de acordo com a lei. Esse é o ensinamento simples do ser desperto.

Osho: “De acordo com a lei” não quer dizer a lei do estado ou a lei dada pelos sacerdotes. “De acordo com a lei”, para Buda, quer dizer de acordo com a lei suprema da vida e da existência.

Existe uma tremenda harmonia – qualquer pessoa só um pouquinho sensível, inteligente, pode senti-la – a vida é um todo harmonioso. Ela não é um caos, é um cosmos. Por que ela não é um caos? Porque uma lei percorre-a como um fio numa guirlanda. Esse fio é invisível, você vê somente as flores, mas esse fio as mantém juntas. A existência é uma guirlanda: há um fio, um sutra – sutra quer dizer fio – um fio muito fino, quase invisível, passando através de toda a existência, que faz dela um cosmos em vez de um caos.

“De acordo com a lei”, nas palavras de Buda, quer dizer: esteja em harmonia com a natureza, a existência. Não lute com ela, não vá contra ela. Não tente ir contra a corrente, flua com a corrente. Fluir com a vida é seguir a lei. Aes dhammo sanantano – essa é a lei inesgotável. Se você relaxar, se deixar que a lei se apodere de você, possua você, você será inundado por ela. Você não precisa entrar numa viagem do ego. O rio já está fluindo para o oceano – você simplesmente flui com o rio. Não é preciso nem nadar – flua com o rio e você chegará no oceano.

Raoni Duarte: Independentemente da situação que esteja, ame.

Você pode tentar milhares de alternativas para solucionar seus problemas, você pode passar milhares de anos repetindo os mesmos padrões, não importa, em algum momento, você vai se dar conta que somente o amor é a solução.

Essa afirmação pode ser feita com total convicção, pois, o amor é a essência da existência, e isso, nunca irá se alterar.

Todo sofrimento que passamos, todas as mágoas que carregamos, são frutos de momentos de ignorância, onde, através da nossa consciência ainda limitada, participamos de episódios marcados pela negação ao amor.

E é exatamente quando você tem esse insight, quando você percebe que o amor é o caminho, que o despertar se inicia.

E uma vez desperto, você se torna consciente da lei, se torna consciente do amor. A partir desse momento, um trabalho de autoconhecimento se inicia de forma automática e, tudo aquilo que não está de acordo com a lei, as nossas sombras, passam a se tornar cada vez mais evidentes.

E é diante das sombras que a diferença entre um ser desperto e um ainda adormecido se tornam evidentes. O ser adormecido está preso as ilusões do ego, colocando no outro a culpa pelas frustrações criadas por ele mesmo. Já o ser desperto atingiu a maturidade espiritual da autorresponsabilidade, a sua comparação, o seu gabarito, é o amor, o seu Eu Superior – e não o comportamento padrão adotado pela sociedade.

O ser desperto não se preocupa com o que os outros julgam como certo ou errado, ele não se limita as leis criadas pelo homem, o ser desperto age de acordo com a lei inesgotável, age de acordo com o amor.

Busque conhecimento, emita amor, seja Luz!

Deseja receber nosso conteúdo diário?

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Deseja fazer parte do nosso grupo no WhatsApp?