A descoberta do Buda – O homem ignorante

Sutra: O homem ignorante é um boi: cresce em tamanho, não em sabedoria.

Osho: A questão mais fundamental diante de Gautama, o Buda, era: “O que é sabedoria?”. E o mesmo vale para todo mundo. Através dos tempos, os sábios têm sempre perguntado: “O que é sabedoria?”. Se você puder responder essa pergunta, baseando-se de fato em sua própria experiência, isso causa uma transformação na vida.

Você pode repetir as definições de sabedoria dadas por outros, mas elas não vão ajudá-lo. Você pode ficar repetindo-as sem compreendê-las, e essa é uma das ciladas que se precisa evitar no caminho. Nunca repita o que você mesmo não viveu por experiência. Evite o conhecimento, somente então você poderá crescer em sabedoria.

O conhecimento é algo que se toma emprestado dos outros. A sabedoria cresce em você. A sabedoria é interior, o conhecimento é exterior. O conhecimento vem do lado de fora, prende-se à superfície; dá grande orgulho a você e o mantém fechado, muito, muito distante da compreensão. A compreensão não pode ser estudada; ninguém pode ensiná-la a você. Você tem de ser uma luz em si mesmo. Você tem de buscar e procurar dentro do seu próprio ser, porque ele já está lá dentro, no seu próprio âmago. Se mergulhar fundo, você a descobrirá. Você terá de aprender como mergulhar dentro de si mesmo – não nas escrituras, mas dentro da sua própria existência.

O sabor da sua própria existência é a sabedoria. Sabedoria é experiência, não informação.

Raoni Duarte: É preciso compreender o que Osho quer dizer com: “Evite o conhecimento”.

Conhecimento é poder e, o maior poder que ele pode te dar, é o de transformá-lo em sabedoria.

Quando Osho diz: “Evite o conhecimento”, ele quer dizer: evite ficar estacionado no conhecimento, apegado ao conhecimento, apoiado a ele.

De nada adianta ter um vasto conhecimento se ele não se tornar sabedoria.

É como ser um colecionador de vinhos, saber cada detalhe de todos eles e nunca ter experimentado nenhum. Você pode explicar toda a parte teórica, as características da produção, o tipo da uva, tudo. Até que alguém faça a pergunta: “Mas é gostoso?”

E aí, como fará?

O que Osho quer dizer é: se torne um experienciador! Coloque seu foco em vivenciar a vida, não em saber sobre a vida.

Ficar sentado sob o conhecimento torna a pessoa arrogante, uma hipócrita, e isso, a torna vazia.

Por mais que você possa manipular um número sem fim de pessoas através do conhecimento (vide a situação da Terra), por mais que isso possa estimular seu ego, lhe dando a falsa sensação de felicidade, um vazio existencial existirá dentro de você. No fundo, você sabe que não viveu aquilo que está dizendo e, esse buraco, só pode ser preenchido com a sabedoria.

E só existe uma forma de se obter sabedoria, e ela, é a meditação.

Através da meditação temos acesso direto a fonte da vida. E somente através da conexão direta é que a sabedoria pode existir, pois, qualquer intermediário que exista, é a mente. E a mente quer o conhecimento, ela não tem o mínimo interesse na sabedoria.

Então se você quer se tornar um sábio, seja um meditador.

E a sabedoria traz consigo o conhecimento, pois, quando se compreende o “o que”, o “como” vem de brinde. Somente quando você passa por uma experiência, quando a vivencia, é que se pode, realmente, descrever como ela é. E o conhecimento é isso: descrever como algo é.

Acontece que as pessoas se apegam ao conhecimento porque ele traz conforto. Quanto mais você conhecer, mais poder você terá e, dessa forma, poderá conseguir mais dinheiro. E o dinheiro traz conforto, a sensação de poder traz conforto.

Por outro lado, se você for cobrado, poderá dizer: “A culpa não é minha, eu só estou repetindo o que fulano de tal falou no livro “X””. E pôr a culpa nos outros, também traz conforto.

Agora, é óbvio que o conhecimento pode ser um catalisador para a sabedoria, ele pode se tornar um ótimo aliado na luta contra a mente.

Foi quando eu tive conhecimento de como funcionam as dimensões, os sete corpos, os portais, que pude compreender a morte.

Quando entendi que ela nada mais é que passar por um portal e continuar a vida em outra dimensão, que o corpo físico tem funcionalidade somente na 3D, eu tive argumentos suficientes para enfrentar a minha mente.

Saber como funciona, ter esse conhecimento, me fez deixar o medo de lado. Ao abrir essa brecha, entrei em um profundo estado meditativo e, quando isso acontece, você não estará vibrando na terceira dimensão, ou seja, terá passado por um portal para dimensões superiores e, ao fazer isso, ao atingir esse estado, você estará vivenciando a sensação de não-corpo – isso é a morrer em vida.

Eu poderia muito bem ter entrado nesse estado meditativo e experienciado a morte sem ter tido o conhecimento prévio, nada me impedia, no entanto, nesse caso, ter o conhecimento foi fundamental para chegar a sabedoria.

Osho sempre dizia: “Sem meditação, tudo é inútil”. E ele não quer dizer que se você não meditar um pouco todos os dias será inútil, ele quer dizer que tudo que você fizer, se não for em estado meditativo, será inútil. E o raciocínio é simples: ou você está meditando, ou está sob os domínios da mente. E o que a mente quer é te ver sofrer e, sofrer, é pura perda de tempo.

Então se você não estiver meditando, estude. Faça sua parte na luta contra a mente, ajude a abrir uma brecha para a sabedoria se mostrar.

Nós não viemos a Terra para repetir o que os outros descobriram, para sermos cópias. Nós viemos para sermos autênticos, originais e, ser original, é ser sábio.

Busque conhecimento (estude), emita amor (transforme em sabedoria), seja Luz! (seja sábio).

Deseja receber nosso conteúdo diário?

3 respostas

  1. Magnífico!!! Sem palavras!!! A reflexão é inevitável ao ler o texto. Obrigada por trazer a luz em meu horizonte. Preciso ler…reler…e reler…ler de novo… Rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Deseja fazer parte do nosso grupo no WhatsApp?