Página Principal / A Descoberta do Buda / A descoberta do Buda – Sente-se. Repouse. Trabalhe.

A descoberta do Buda – Sente-se. Repouse. Trabalhe.

Sutra: Sente-se. Repouse. Trabalhe.

Osho: Zazen significa simplesmente sentar-se sem fazer nada. A primeira coisa a fazer é aprender a se sentar, numa profunda tranquilidade. Torne-se um lago de repouso, sem a menor ondulação de desejo, nenhum movimento para qualquer lugar, nenhuma ambição… – nem mesmo por Deus, nem mesmo pelo nirvana.

Sente-se… – não apenas fisicamente, mas psicologicamente, espiritualmente também. Aprenda a sentar-se – isso é zazen. E repouse – e caia num profundo repouso; assim a respiração fica natural, o corpo fica calmo, toda a febre dos constantes desejos e tormentos desaparece, evapora.

E então, trabalhe. Esse trabalho terá uma qualidade totalmente diferente. Ele não sairá do desejo – ele será criativo. Ele acontece porque você tem tanta energia disponível, que gostaria de compartilhar sua energia com o mundo, que gostaria de criar algo, que gostaria de fazer o mundo um pouco mais belo, um pouco mais bem-aventurado, um pouco mais humano.

Sente-se. Repouse. Trabalhe.

Deixe que essas três palavras mergulhem fundo no seu coração. Aprenda a se sentar silenciosamente, tranquilamente, sem lutar consigo mesmo, relaxado. Não numa postura de yoga, lembre-se, porque a postura de yoga é um esforço constante. Nenhuma postura de yoga é necessária. Sente-se de um modo que você se sinta relaxado – até uma cadeira servirá.

Buda se sentava no chão; isso era fácil naqueles tempos. Você pode se sentar na postura que preferir. Você pode usar uma almofada, uma almofada zen, para se sentar nela; pode usar uma cadeira. A questão não está na postura; a questão está no repouso interior.

Fique à vontade… E, quando a energia se acumular em você, comece a ser criativo. Pinte, cante, dance, ou faça o que quer que você goste de fazer para tornar este mundo um pouco mais belo, um pouco mais caloroso.

Nós temos que criar um paraíso na terra.

Despertando: É de extrema necessidade que o conceito de trabalho passe por uma profunda ressignificação.

Observe as pessoas nas segundas-feiras pela manhã: elas não estão felizes. Elas iniciam a segunda contando os dias para que a sexta chegue. Conte quantos “aqui” você terá como resposta ao fazer a seguinte pergunta para os seus companheiros de trabalho na segunda pela manhã: “Se você pudesse estar em qualquer lugar que desejasse nesse exato momento, onde estaria? ”

E isso acontece porque as pessoas não estão fazendo o que gostariam de fazer, ou não estão fazendo do jeito que gostariam de fazer. São raros os casos de pessoas que estão alinhadas com os seus propósitos, que estão cumprindo vossas missões de forma consciente.

As empresas investem milhões tentando descobrir uma maneira de aumentar a produtividade de seus colaboradores sendo que isso pode ser feito a custo zero, basta investir na meditação. Se você quer, realmente, extrair os 100% de uma pessoa, se você quer usufruir em máximo grau de todos os dons e talentos de alguém, ajude esse alguém a se tornar um meditador.

Uma pessoa só estará no seu ápice de criatividade se estiver em estado meditativo. Somente quando você se torna o observador é que permite que o rio da criatividade flua sem nenhuma intromissão. Toda identificação com algum pensamento é como uma hidrelétrica no percurso do rio. E por mais que o pensamento seja bom, por mais que ele gere alguma energia, ao interromper o fluxo, ao se identificar, você se limita a uma gota quando poderia ter o rio inteiro.

E é através do grau máximo da meditação, que é quando você observa Deus se fazendo através de você, que você realmente irá trabalhar. Ninguém melhor que Deus para conhecer Ele mesmo. Em outras palavras, quando você dá licença para Deus agir através de você, Ele usará todos os seus dons e talentos para fazer a vontade Dele, para fazer o melhor para todos.

Acontece que quando Deus se faz através de você é exatamente o momento em que você experiencia o maior prazer em estar vivo. E é a partir desse estado que você realmente se torna produtivo, é a partir desse estado que você realmente trabalha.

“Sente-se. Repouse. Trabalhe.”

Não perca seu tempo fazendo algo não estando no estado meditativo. Você não irá trabalhar estando nervoso, você não irá trabalhar estando com medo, você não irá realizar nada de positivo se sua vibração estiver baixa.

Aprenda a ficar em silêncio, e do silêncio virá a ação.

Busque conhecimento, emita amor, seja luz!