Página Principal / Documentários / Documentário Paradise or Oblivion (Paraíso ou Esquecimento)

Documentário Paradise or Oblivion (Paraíso ou Esquecimento)

O protagonista da nossa indicação de hoje é um centenário. Seu nome? Jacque Fresco.

Se um dia eu participasse do programa “Pra quem você tira o chapéu?” do nosso lendário Raul Gil, e aparecesse o nome de Jacque, eu não só tiraria o chapéu como me ajoelharia e o rodaria feito pandeiro, ao melhor estilo mestre sala.

Tudo isso porque, me desculpe a boca suja, mas o tiozinho é foda!

Cidadão norte americano que, quando moleque, simplesmente recusou-se a jurar lealdade à bandeira americana. Para quem não sabe, lá na gringa eles têm essas nóias de juramento todos os dias antes de começarem as atividades na escola.

É obvio que tal atitude teria consequências, e ele foi mandado para a sala do diretor. Chegando lá foi indagado: Porque não queres fazer o juramento à bandeira? Todos fazem. Sem titubear respondeu: Um dia todos acreditaram que a terra era plana, mas isso não fazia com que ela fosse. E completou: prefiro fazer juramento à terra e todos os seus habitantes.

Resultado? Foi expulso da escola.

Ainda bem!

 Livre do sistema, fez de seu quarto um laboratório e iniciou suas pesquisas independentes em busca das verdades da vida.

Muitos anos se passaram desde o episódio da bandeira, e Jacque Fresco hoje com seus recém-completados 100 anos, pode ser considerado um homem do futuro.

Assim como Forest Gamble em Thrive (Prosperar), Fresco não se limitou a identificar todos os males da sociedade humana, ele propôs solução para todos eles. E ainda foi além, com tantos anos de vida dedicados a pesquisa (mais de 75), ele não só tem um modelo de nova sociedade a ser vivida, tem um projeto minucioso de como tudo isso pode ser aplicado.

Neste delicioso e futurista documentário, Jacque Fresco nos convida a conhecer o projeto Venus, nosso “presente futuro”.

Prestem atenção em um detalhe: TODOS os recursos que precisamos para tornar o projeto realidade já existem. O que falta? Sentirmos que é possível.

Eu sinto! E você?

Com vocês: Paradise or Oblivion (Paraíso ou Esquecimento)!